- Ano: 2012
-
Fotografias:Pablo Gerson
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa M&M é um retiro de fim de semana construído em um terreno arborizado de cinco hectares. A cliente é uma artista conhecida de Nova York e seu marido. A primeira fase, uma casa modesta de um pavimento, foi construída em 2000. Organizada como um loft aberto, todos os serviços estão concentrados em um compacto bloco central, permitindo a ventilação natural cruzada e aproveitando ao máximo o espaço de convívio. Respondendo às restrições do terreno inclinado, a casa está orientada para a captura de luz e melhores pontos de vista, enquanto o tapume de madeira pintado repete o ritmo das árvores locais.
Em 2011, os clientes nos apresentaram um novo programa: um estúdio de trabalho, uma garagem e uma nova entrada. O resultado é um contraponto vertical à horizontalidade do volume da casa existente, que abriga o espaço introspectivo do estúdio do artista. O espaço intermediário torna-se um hall de entrada aberto e alongado, que enquadra o pátio e pode ser usado para a exposição de trabalhos. O lote desce suavemente até um riacho e esta segunda fase se apresentou como uma oportunidade para implementar uma nova estratégia paisagística. Trabalhando em estreita colaboração com o arquiteto paisagista, criamos um fundo geométrico estruturado para a casa, o que contrasta com o caráter naturalista do terreno maior.
A adição do estúdio M&M foi projetada logo após a conclusão da Galeria de Arte Maribor. O estúdio emprega uma estratégia de planta semelhante, com cinco lados e geometrias figurativas para o telhado, o que fora um espaço para a exposição de arte agora é readaptado para um espaço dedicado à produção de arte.